Objetivo
Habilitar o aluno a reconhecer as relações existentes entre os elementos dos meios físico, natural e sócio-cultural, utilizando tecnologias adequadas ao trato das questões ambientais, em consonância com a legislação pertinente.
Durante o curso, o aluno tem contato com as competências necessárias ao exercício da profissão, definidas a partir da análise do processo de trabalho do segmento, contemplando as novas tendências culturais e mercadológicas e privilegiando a busca pela qualidade de vida, individual e coletiva.
Diferenciais
O curso Técnico em Meio Ambiente do CEPA dá direito ao credenciamento no CRQ (Conselho Regional de Química).
(Carga horária: 1440 horas)
Mercado de Trabalho
O egresso poderá atuar em ambientes naturais, urbanos e rurais em instituições públicas, privadas ou em organizações não governamentais, integrando equipes multiprofissionais ou como profissional autônomo. Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais, bem como elabora laudos, relatórios e estudos ambientais. Elabora, supervisiona e executa sistemas de gestão ambiental e integrada, identifica padrões de produção e consumo de energia, desenvolve e executa planos de ação e manejo de recursos naturais. Atua, também, na organização de programas de educação ambiental e na criação e implantação de programas de identificação, prevenção, mitigação, monitoramento e compensação de impactos associados ao meio ambiente.
Panorama de mercado
O setor produtivo e a sociedade estão em constante transformação. Encontrar soluções ambientalmente mais eficientes, capazes de gerar um desenvolvimento econômico sustentável, tem se tornado um dos maiores desafios da sociedade no século 21. A Intensificação da problemática ambiental ao longo dos tempos, provocada principalmente pela ação das grandes indústrias, vem impulsionando uma nova forma de pensar e agir, um novo modelo de desenvolvimento, conhecido como desenvolvimento sustentável.
A pressão social nos últimos anos sobre a atuação das grandes indústrias poluidoras
aumentou significativamente, e esta pressão social acabou pressionando o poder público a formular e reformular padrões de qualidade nas quais as empresas deveriam embasar o funcionamento de suas atividades.
Pré-requisito e público-alvo
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Método
Serão propostas atividades de pesquisas, plenárias, exposições dialogadas, estudo de casos, simulações, visitas técnicas, vivências em laboratório, vídeos, palestras, proposição de problemas, contatos com especialistas da área, entre outras que contribuem para a aproximação do aluno com a realidade do mercado de trabalho. As situações de aprendizagem previstas para cada módulo têm como eixo condutor um projeto que será desenvolvido no decorrer do curso, considerando contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e que estimulam a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.
Estágio
Este curso prevê estágio profissional supervisionado, a partir do modulo II
Certificação
Àquele que concluir, com aprovação, todos os módulos que compõem a organização curricular do Plano de Curso da Habilitação Técnica de Nível Médio em Meio Ambiente, e comprovar a conclusão do ensino médio será conferido o diploma de Técnico em Meio Ambiente, com validade nacional.
Documentos para Matrícula
– Requerimento de matrícula;
– RG (fotocópia);
– Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples);
– CPF (apresentação do documento;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– Certificado de reservista (para o sexo masculino);
– Comprovante de residência atualizado;
– 02 fotos 3/4.