O Curso de Educação de Jovens e Adultos a Distância do Ensino Fundametal, proposto pelo CEPA – Centro de Ensino Pan Americano será ministrado em 24 (vinte quatro) meses (3ª e 4ª etapa), divididos em 4 (quatro) modulos. O CEPA oferece este curso com duas opções para o aluno: 1ª opção – 1 encontro semanal (4 encontros por mês) de 5 horas/aula por encontro ou 1 encontro a cada 15 dias (2 encontros por mês) de 10 horas/aulas por encontro. Pretendendo oferecer aos estudantes o ingresso, a continuação e conclusão do Ensino Fundamental, aos que comprovarem prontidão nas habilidades básicas, sendo: desenvolvimento da capacidade de aprender e continuar aprendendo; da autonomia intelectual e do pensamento crítico, de modo a ser capaz de prosseguir os estudos e de adaptar-se com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento; constituição de significados socialmente construídos e reconhecidos como verdadeiros sobre o mundo físico e natural, sobre a realidade social e política; compreensão do significado das ciências, das letras e das artes e do processo de transformação da sociedade e da cultura, em especial as do Brasil, de modo a adquirir as competências necessárias ao exercício da cidadania e do trabalho; domínio dos princípios e fundamentos técnico-científicos que presidem a produção moderna de bens, serviços e conhecimentos, tanto em seus produtos como em seus processos, de modo a ser capaz de relacionar a teoria com a prática e o desenvolvimento da flexibilidade para novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; competências no uso da língua portuguesa, das línguas estrangeiras e outras linguagens contemporâneas como instrumentos de comunicação e como processos de constituição de conhecimento e de exercício de cidadania.
As disciplinas do curso são ofertadas com a finalidade de consolidar as modernas concepções que norteiam o Ensino Fundamental brasileiro, com vistas à superação das históricas dificuldades conceituais e de finalidade desse segmento da Educação Básica. O curso é ofertado baseado nos princípios da ética da sensibilidade, política da igualdade e a ética da identidade em sequência didática decidida pela equipe pedagógica.
Em todas as disciplinas os alunos contam com tutor/professor, que orienta quanto às disciplinas constantes no material instrucional e aos exercícios e resoluções de problemas que possam interferir na aprendizagem.
Este tutor/professor tem formação em:
Curso de nível superior na área de conhecimentos da disciplina;
Formação em nível de pós-graduação na área específica da disciplina.
O atendimento da tutoria dar-se-á de acordo com o cronograma constante no calendário da escola.
Os Encontros Presenciais tem frequência de 1/4 da carga horária de cada disciplina.